Novo Aeroporto Internacional está projectado para Cabinda
A província de Cabinda vai ter, dentro de quatro anos, um Novo Aeroporto Internacional, a ser construído na Ccomuna de Malembo, 35 quilómetros a Norte da cidade capital.
Com a designação Novo aeroporto Internacional de Cabinda (NAIC), a cerimónia de consignação da obra, bem como a do lançamento da primeira pedra para a construção da infra-estrutura aeroportuária, foi presidida pelo ministro dos Transportes, Ricardo de Abreu, com a participação da governadora da província de Cabinda, Mara Quiosa.
O Novo Aeroporto Internacional de Cabinda está a ser implantado numa área de 860 hectares e está projectado com uma pista de 3.500 metros de comprimento e 45 metros de largura, terminal de passageiros com uma área de 12 mil metros quadrados, torre de controlo, quartel de bombeiros, edifício de Polícia e administrativo.
A infra-estrutura aeroportuária vai ter ainda um edifício de suporte terrestre “GSE” e um amplo terminal de carga.
Segundo apurou a reportagem do Jornal de Angola, junto do dono da obra, o Ministério dos Transportes, o projecto foi desenvolvido para atender um fluxo de 700 passageiros domésticos e 500 internacionais na hora de ponta e receber 670.722 passageiros anuais através de 12.635 movimentos de aeronaves.
Depois da sua conclusão, prevista para 2027, o novo aeroporto vai poder receber e parquear, em simultâneo, uma aeronave do tipo Boeing 777 e duas aeronaves do tipo Boeing 737 ou, quando muito, quatro aviões Boeing 737 ou de outros fabricantes de iguais dimensões.
A empreitada para a construção, fornecimento, instalação de equipamentos e apetrechamento do Novo Aeroporto Internacional de Cabinda está a cargo da empreiteira brasileira Oderbrechet.
O novo aeroporto vai gerar 1.500 postos de trabalho directos, sendo 95 por cento da mão de obra angolana, A área onde é implantado o Novo Aeroporto Internacional de Cabinda já está completamente livre de minas, estando neste momento em curso os estudos do impacto sócio-ambiental e geotécnico.