Estamos juntos

Noruega e Suécia desembolsam 33,3 milhões de euros para energia em Moçambique

O valor servirá para financiar a segunda fase do programa do governo moçambicano “Energia para Todos”, onde serão efectuadas 400 mil novas ligações, através da Rede Elétrica Nacional.

Os Governos da Suécia e da Noruega vão desembolsar um total de 33,3 milhões de euros para a segunda fase do programa do executivo moçambicano “Energia para Todos”, indica um comunicado conjunto divulgado há dias.

“Nesta segunda fase, serão efectuadas 400 mil novas ligações através da Rede Elétrica Nacional (on grid) e outras 90 mil por via de sistemas isolados (off grid), dando acesso à energia sustentável a um total de 2,2 milhões de pessoas”, indica a nota.

De acordo com a Lusa, o valor será desembolsado à luz de um acordo assinado com Banco Mundial, que tem apoiado o programa governamental lançado em 2018, com o objectivo de intensificar o acesso a energia em Moçambique.

“Para esta fase, a Noruega e a Suécia contribuirão com 16,3 milhões de euros e 16,5 milhões de euros, respectivamente. Este financiamento soma-se aos montantes disponibilizados na Fase I, elevando o financiamento total dos dois países nórdicos ao programa ‘Energia Para Todos’ para cerca de 60,7 milhões de euros”, refere-se no documento.

Os acordos para o novo financiamento foram assinados em Maputo pelos embaixadores da Noruega, Haakon Gram-Johannessen, e da Suécia, Mette Sunnergren, na presença do ministro dos Recursos Minerais e Energia de Moçambique, Carlos Zacarias.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...