Mundial FIBA’2023 arranca hoje com três lusófonos
O Campeonato do Mundo de basquetebol que inicia esta sexta-feira (25) conta com representantes de três países de língua oficial portuguesa: Angola, Cabo Verde e Brasil.
Destas, a selecção nacional de Angola será a primeira a estrear-se. Hoje, os hendeca-campeões africanos defrontam a Itália, a partir das 09 horas, no pavilhão Filipinas Arena, em Manila, palco do grupo A.
República Dominicana, Filipinas e Itália completam o grupo liderado pelo espanhol Pep Clarós.
Esta competição será disputada pela primeira vez em três países até dez de Setembro, designadamente Japão, Indonésia e Filipinas.
A Selecção angolana vai estar presente no evento pela nona vez, enquanto a congénere de Cabo Verde marca a sua primeira presença.
A selecção brasileira nunca falhou um apuramento e vai participar pela 19ª vez no mundial em 19 edições já disputadas.
Enquanto Angola entra hoje em cena, Cabo Verde evolui apenas no sábado (26), no Japão, frente à Geórgia, num encontro a contar para o Grupo F,que integra ainda a Eslovénia e a Venezuela.
O último lusófono a estrear-se será o Brasil que mede forças com o Irão, em território indonésio, numa partida a contar para o Grupo G, onde também se encontram a Espanha e a Côte de d`Ivoire.
Recorde-se os grupos dos lusófonos:
Grupo A: Angola, República Dominicana, Filipinas e Itália
Grupo F: Eslovénia, Cabo Verde, Geórgia e Venezuela
Grupo G: Irão, Espanha, Côte d’ Ivoire e Brasil.