Estamos juntos

Mota-Engil irá continuar a investir em Angola

O presidente executivo da Mota-Engil Africa, Manuel Mota, referiu, na última sexta-feira, dia 8, que a construtora deverá crescer 30% no mercado angolano, fruto sobretudo do investimento no Corredor do Lobito.

De acordo com o responsável, que falava em Luanda no âmbito da cerimónia de entrega dos prémios Manuel António da Mota, este ano a facturação do grupo irá crescer de 3,8 para mais de 5,3 mil milhões de dólares de facturação e a actividade em Angola “está a crescer de forma muito parecida”, na ordem dos 30%. Salientou, “a nossa actividade vai crescer este ano em Angola e queremos continuar a dar resposta aos desafios que o Governo angolano nos tem apresentado.”

Manuel Mota acrescentou que o investimento da Mota-Engil no país “é contínuo”, assinalando o peso significativo do Corredor do Lobito, infra-estrutura ferroviária que vai ligar a Zâmbia e a República Democrática do Congo ao porto angolano do Lobito, e que “espelha bem o interesse” em continuar a investir no desenvolvimento de Angola.

A Mota-Engil integra o consórcio responsável pela concessão que vai gerir o Corredor do Lobito nos próximos 30 anos, juntamente com a Vecturis, do Luxemburgo, e a suíça Trafigura.

Questionado sobre as dificuldades que a construtora enfrenta em Angola, o presidente executivo frisou que a Mota-Engil está no país há 77 anos (altura em que iniciou actividade em Cabinda) e tem uma actividade “bastante estável”.

“Claro que os ciclos económicos pesam sempre e isso reflecte-se mais em economias como a angolana”, admitiu, apontando a desvalorização cambial como um tema “recorrente” que pesa na capacidade de o país continuar a desenvolver mais infra-estruturas.

Mota afirmou ainda que a Mota-Engil não está preocupada com a concorrência de outras empresas internacionais, já que o mercado angolano “tem espaço para todos, cada um com suas valências e especificidades”

O prémio “Manuel António da Mota – Uma vida em Angola”, criado em 2019, visa distinguir instituições de solidariedade social com trabalho reconhecido nas áreas de saúde e educação.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...