Estamos juntos

Morreu Zoleka, neta de Nelson Mandela

Zoleka Mandela, neta do primeiro presidente sul-africano democraticamente eleito, Nelson Mandela, morreu de cancro, ontem à noite (segunda-feira, dia 25 de Setembro) rodeada de familiares, informou um porta-voz da família. Contava 43 anos.

Nos últimos anos, Zoleka tornou-se conhecida por ter contado em pormenor o seu tratamento contra o cancro. A Fundação Nelson Mandela considera o seu trabalho inspirador e afirmou que ela “sensibilizou a opinião pública para a prevenção do cancro” e “quebrou o estigma em torno da doença.”

A neta de Mandela recolheu também a simpatia dos sul-africanos quando falou abertamente sobre o seu historial de toxicodependência, da sua luta contra a depressão e o facto de ter sido abusada sexualmente em criança. Além disso, fez campanhas de segurança rodoviária, após a sua filha de 13 anos ter morrido num acidente de viação, em 2010. Mais tarde, perdeu um filho que nasceu prematuramente, mas teve outros quatro que lhe sobreviveram.

Diagnosticada com cancro da mama aos 32 anos, após tratamentos a doença ficou em remissão, mas voltou mais tarde.

No ano passado, confirmou que tinha cancro no fígado e nos pulmões, que depois se disseminou para outros órgãos. Estava a ser tratada em regime ambulatório, mas foi internada no hospital há pouco mais de uma semana.

No início do mês passado escreveu no Instagram: “O que é que eu digo aos meus filhos? Como é que lhes digo que, desta vez, posso não viver a minha vida como uma sobrevivente? Como é que lhes digo que tudo vai ficar bem quando não está? Estou a morrer… Não quero morrer.”

Nas redes sociais, os seus seguidores têm deixado tributos ao longo desta terça-feira, dia 26 de Setembro. “Perda trágica de um ser humano que segue os passos do avô. Um ser humano decente e honesto num mundo desonesto e hipócrita”, disse uma pessoa no X, antigo Twitter. “Eras uma das pessoas mais corajosas que conheci e inspiraste muita gente no teu percurso de esperança”, escreveu outra pessoa no Instagram, a seguir ao anúncio da família Mandela.

Zoleka, que era neta da segunda mulher de Nelson Mandela, Winnie, tinha apenas 10 anos quando o seu avô foi libertado da prisão em 1990, após 27 anos de cativeiro. Até então, a neta só tinha conhecido o avô encarcerado, por isso, quando ele foi libertado, ficou entusiasmada por o ver em casa.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...