Estamos juntos

Morreu Rui Patrício, último ministro dos Negócios Estrangeiros do Estado Novo

Rui Patrício, último ministro dos Negócios Estrangeiros da ditadura portuguesa, morreu no Rio de Janeiro, avançou o Diário de Notícias de Lisboa, hoje, segunda-feira, dia 5. Viveu no Brasil nos últimos 50 anos e defendeu sempre que o “25 de Abril foi a derrota de uma nação”. Contava 91 anos.

Chegou muito novo, aos 33 anos, a ministro dos Negócios Estrangeiros do Governo de Marcelo Caetano, substituindo um dos preferidos de Salazar na pasta, Franco Nogueira. Durante quatro anos tentou defender, sob fortes críticas da comunidade internacional, a ideia de que as colónias portuguesas faziam parte do território nacional e os argumentos do Estado Novo na defesa da Guerra do Ultramar.

Na ONU, defendeu o indefensável, e várias vezes assistiu a colegas de outros países abandonarem a sala em sinal de protesto, sendo um dos momentos mais quentes os ataques que foi alvo na sequência do massacre perpetrado pelas tropas portuguesas em Wiriyamu, na província de Tete, no centro de Moçambique, em Dezembro de 1972.

Antes tinha passado pelo gabinete do ministro do Ultramar, pela Comissão de Coordenação dos Serviços Provinciais de Planeamento e Integração Económica. Em 1965, Patrício foi nomeado subsecretário de Estado do Fomento Ultramarino.

Rui Patrício foi um dos ministros que ficaram com Marcelo Caetano no quartel da Guarda Nacional Republicana no Largo do Carmo, tendo assistido à transmissão do poder que ocorreu entre Marcelo Caetano ao general Spínola, no dia 25 de Abril de 1974.

Depois de uma passagem pela Madeira, Marcelo Caetano e de Rui Patrício viajaram para o Brasil e ali passara a residir.

Ao contrário de Caetano, que morreu em 1980, Rui Patrício voltaria a Portugal, somente uma vez, em 2008, para participar num colóquio sobre a diplomacia portuguesa entre 1968 e 1974. Nesse evento, defendeu as mesmas ideias de sempre. “O 25 de Abril e a descolonização que se lhe seguiu, foi a autoderrota da nação.”

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...