Estamos juntos

Mnangagwa toma posse como presidente do Zimbabwe

Em Harare, capital do Zimbabwe, Emmerson Mnangagwa, tomou posse, esta tarde, segunda-feira, dia 4 de Setembro, para um segundo mandato como presidente do Zimbabwe, após uma eleição cujo resultado foi contestado pelo principal adversário, Nelson Chamisa. A lisura do escrutínio foi também criticada pelos observadores eleitorais da SADC, mas Mnangagwa afirmou que a votação foi válida e ameaçou com repressão qualquer pessoa que espalhasse o caos no país.

Na cerimónia desta tarde, Mnangagwa prestou juramento perante o presidente do Supremo Tribunal de Justiça, sob os aplausos de milhares de apoiantes. A Coligação de Cidadãos para a Mudança, principal partido da oposição, boicotou a cerimónia, e apelou à realização de novas eleições, descrevendo a vitória do Presidente da ZANU/PF como uma fraude gigantesca.

Entre os presentes, contaram-se ainda a ex-primeira-dama, Grace Mugabe, os chefes de Estado da África do Sul e Moçambique, Cyril Ramaphosa e Filipe Nyusi, respectivamente.

Mnangagwa comprometeu-se a transformar o nível de vida dos pobres e a defender a Constituição. O seu maior desafio será unir um país dividido.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...