Estamos juntos

Ministros da Saúde realizam hoje reunião de alto nível entre a UA e a UE

A Parceria União Africana -União Europeia (UA-UE) em matéria de Saúde efectua esta quarta-feira, dia 5, uma reunião de alto nível para renovar a sua parceria estratégica em matéria de saúde, com base nos princípios da equidade, segurança e resiliência, lançando as bases para uma cooperação mais profunda antes da Reunião dos Ministros da Saúde do G20, da Cimeira UA-UE em Luanda, Angola que irá ter lugar nos dias 24 e 25 próximos.

Os principais resultados desta colaboração incluem a aquisição e doação de 215.000 doses de vacinas para apoiar o CDC África no combate ao surto Mpox no continente, sistemas regulatórios mais fortes a nível continental e nacional para garantir que todos os africanos tenham acesso a medicamentos e vacinas seguros e eficazes e, na África do Sul, a criação do centro de Transferência de Tecnologia de mRNA, que visa melhorar a saúde e a segurança sanitária através do estabelecimento de uma produção regional sustentável de produtos de saúde baseados em mRNA.

A reunião estratégica de alto nível — organizada pelo Ministério da Saúde da África do Sul e copresidida pela Comissão da União Africana, pelos Centros Africanos de Controlo e Prevenção de Doenças, pela Comissão Europeia e pelo governo da Bélgica — reúne as principais partes interessadas continentais, regionais e nacionais, incluindo 30 delegados que representam 15 países, 4 organismos regionais e 11 instituições continentais.

A discussão, com duração de um dia, garantirá o alinhamento estratégico, informando e construindo consenso sobre as prioridades de saúde e identificando áreas de convergência em torno da arquitetura global de saúde e do financiamento da saúde.

Especificamente, África e a Europa reafirmam o seu compromisso em promover a Cobertura Universal de Saúde através de um financiamento sustentável e liderado pelos países, com base na liderança de África.

Entre as principais partes interessadas que participarão nas discussões estão os Centros Africanos de Controlo e Prevenção de Doenças (Director-Geral Dr. Jean Kaseya), a Agência Africana de Medicamentos (Diretora-Geral Dra. Mimi Darko), a Comissão Europeia e embaixadores e representantes de vários Estados-Membros da União Europeia. Aaron Motsoaledi, Ministro da Saúde da África do Sul, está encarregue do discurso de abertura.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...