Estamos juntos

Luele prevê produzir oito milhões de quilates

A Mina do Luele, na província da Lunda-Norte, prevê produzir, até 2027, oito milhões de quilates de diamantes, disse recentemente o presidente do Conselho de Administração da empresa.

Rómulo Mucase, que falava ao Jornal de Angola, à margem do Balanço Semestral do sector Mineiro na Lunda-Norte, disse que com a entrada em funcionamento da segunda linha de tratamento, no próximo mês, a central vai sair de uma capacidade nominal de processamento de 500 toneladas de cascalho por hora, para miltoneladas até Dezembro.
De acordo com o responsável, para o ano de 2026, a meta vai ser o lançamento da terceira linha de tratamento de minério, a fim de produzir 12 milhões de toneladas de minério, o que pode vir a garantir aproximadamente oito milhões de quilates de diamantes.
Apesar da relação entre a produção e o número de quilates não ser linear, ao longo deste primeiro semestre, produziu-se 6.750 mil quilates, quer dizer que até 2027 pode se alcançar essa meta.
Para esse ano, a empresa prevê produzir 6.750 mil quilates de diamantes, de modo a contribuir para o alcance dos desafios do Plano Nacional de Produção Mineira.
Em 2024, a empresa produziu mais de 6 milhões de quilates, o equivalente a cerca de 40 por cento da produção nacional. Em nove meses, a empresa já produziu perto de 80 por cento do volume de diamantes previsto, o equivalente a 3.500 mil quilates, apesar dos constrangimentos que impactaram negativamente a produção.
A Mina projecta, para o Exercício Económico 2025, se consiga entregar as quantidades definidas pelo governo angolano estimadas 6.750 quilates de diamantes.
Para este ano, está previsto a produção de 9 milhões de metros cúbicos de massa mineira, até à presente altura, a empresa já produziu acima de 100 por cento deste indicador.
Notícias relacionadas
Comentários
Loading...