Estamos juntos

Licenciados 54 projectos de prospecção diamantífera

Angola conta com 54 projectos formalmente licenciados para a actividade de prospecção de diamantes, dos quais apenas 25 estão em actividade efectiva, disse, terça-feira, em Luanda, Teófilo Chifunga, administrador executivo da Empresa Nacional de Diamantes de Angola (ENDIAMA).

O gestor, que falava durante o 2.º Workshop sobre Avaliação do Desempenho dos Projectos Diamantíferos em Prospecção, avançou que 29 projectos se encontram parados, maioritariamente por razões de ordem técnica, financeira e de gestão.
Este cenário, disse, obriga o sector a reflectir sobre a prospecção mineira, que é o motor de crescimento e da sustentabilidade do sector, mas que, sem uma base sólida, compromete o futuro da indústria e o desenvolvimento da região.
“A assinatura de um contrato de investimento mineiro constitui um acto vinculativo que implica obrigações claras, responsabilidades partilhadas”, destacou, depois de frisar que a ENDIAMA, enquanto parceira institucional, acredita que o sucesso do sector está intrinsecamente ligado à maturidade e responsabilidade com que os investidores nacionais e estrangeiros encaram os seus compromissos.
Teófilo Chifunga manifestou “a total disponibilidade” da ENDIAMA para apoiar os projectos relativos à aplicação de processos metodológicos de prospecção e técnicas de mineração dentro dos limites legais e estratégicos da empresa.
O evento, decorrido no Hotel Diamante, permitiu traçar estratégias para o alcance das metas de produção definidas pela empresa e contou com a participação de responsáveis de projectos mineiros existentes em Angola e de altos funcionários do subsector dos diamantes, noticiou o jornal de Angola.
Notícias relacionadas
Comentários
Loading...