Lançada a maior refinaria de petróleo de África
A maior refinaria de petróleo de África foi hoje, dia 22 de Maio, inaugurada na Nigéria, mais precisamente em Lekki, uma cidade do Estado de Lagos, a capital económica do país.
A Nigéria é um grande produtor de petróleo, mas a maior parte deste é enviado para o estrangeiro, tendo de importar o combustível refinado. Com a entrada no mercado deste complexo industrial espera-se que venha a aliviar a escassez crónica de combustível. A refinaria, orçada em 19 mil milhões de dólares, é propriedade do homem mais rico de África, Aliko Dangote.
“Trata-se de um factor de mudança para o povo nigeriano”, afirmou o Presidente Muhammadu Buhari. A fábrica, que ainda não está operacional, tem capacidade para produzir cerca de 650 000 barris de produtos petrolíferos por dia – mais do que suficiente para satisfazer as necessidades do país. Inclui também uma central eléctrica, um porto de alto mar e uma fábrica de fertilizantes.
As refinarias que existiam na Nigéria encontram-se totalmente encerradas há mais de três anos devido ao roubo de petróleo, ao vandalismo nas condutas e à negligência estrutural.
Na cerimónia de lançamento, Dangote sublinhou as expectativas em redor do novo empreendimento: “O nosso primeiro objectivo é aumentar a produção dos vários produtos para garantir que, durante este ano, sejamos capazes de satisfazer plenamente a procura nacional de produtos de qualidade.”
No entanto, não é claro o impacto que a fábrica terá no preço dos combustíveis num país onde os preços de retalho são subsidiados. O governo afirma que estes subsídios serão eliminados em breve – no ano passado, absorveram quase um terço do orçamento nacional.
A fábrica de Dangote, que demorou quase sete anos a ser construída, é considerada a maior refinaria do mundo integrada, o que significa que a fábrica tem um sistema de destilaria integrado que pode produzir uma variedade de produtos e petroquímicos, em vez de ter unidades diferentes para cada tipo de produto. Trata-se de um dos últimos grandes projectos a ser inaugurado pelo Presidente Buhari, que deixa o cargo na próxima semana após dois mandatos. O poder será entregue a Bola Tinubu, que venceu as eleições presidenciais disputadas em Fevereiro.
Henry Adigun, especialista em petróleo e gás, adiantou à BBC que o lançamento do empreendimento foi “mais político do que técnico.”