Kagame será novamente candidato à presidência do Ruanda
O Presidente do Ruanda, Paul Kagame, disse, numa entrevista à revista de língua francesa Jeune Afrique publicada ontem (19 de Setembro) que irá ser candidato a um quarto mandato nas próximas eleições no país previstas para Agosto de 2024.
“Sim, sou de facto candidato”, afirmou Kagame, no poder há 23 anos. E acrescentou: “Estou satisfeito com a confiança que os ruandeses depositaram em mim. Vou servi-los sempre, enquanto puder.”
Kagame não tinha ainda tornado claras as suas intenções, mas presidiu a alterações constitucionais controversas em 2015 que lhe permitiram concorrer a mais mandatos e permanecer no poder até 2034. Para o especialista em assuntos africanos da RDP África, José Gonçalves, a sua recandidatura “não constitui surpresa para ninguém. No Ruanda os seus partidários querem que ele fique no poder o máximo de tempo possível, mesmo que seja à custa de fraudes eleitorais e reprimindo eventuais adversários” afirmou. “Quanto as estes eventuais adversários ou mesmo reais, acham que Kagame se conduz como se fosse já um presidente vitalício.”
Para o especialista “os movimentos de direitos humanos à escala internacional são unanimes em considerar o regime actualmente no poder no Ruanda, como um dos mais repressivos do continente, pondo em causa a segurança na África Central. “Mesmo os grandes aliados internacionais de Kagame acham que ele está a ser a causa da guerra no leste do Congo. Com todas estas características, fica reunido o cocktail que é favorável à permanência de Paul Kagame não só muito prolongada, mas de forma muito perigosa para a própria estabilidade no Ruanda, uma vez que insurreições podem surgir a qualquer momento”, refere Gonçalves.
Recorde-se que, em Março último, o governo ruandês decidiu sincronizar as datas das eleições legislativas e presidenciais, que deverão ter lugar em Agosto do próximo ano.