Joseph Boakai promete unir os liberianos
O recém eleito presidente da Libéria, Joseph Boakai, fez ontem, quarta-feira, dia 22, o seu primeiro discurso à nação perante a imprensa e rodeado pela sua equipa de campanha.
As suas primeiras palavras foram dirigidas a George Weah, o presidente em exercício, que admitiu a derrota antes do anúncio oficial dos resultados pela comissão eleitoral.
Depois, o presidente eleito dirigiu-se então a todos os liberianos: “Temos de nos unir para reconstruir o país”, sublinhou. Boakai afirmou querer desenvolver as zonas rurais, nomeadamente no sudoeste do país. Prometeu também uma gestão transparente dos assuntos públicos. “Prometo dar o exemplo. Prometo que a Libéria beneficiará todos os seus cidadãos. O Estado nunca mais será utilizado como um instrumento de predação por um punhado de pessoas em detrimento da maioria da população. Prometemos criar uma equipa de decisão participativa, na qual as comunidades rurais serão envolvidas na tomada de decisões”.
Joseph Boakai prometeu ainda iniciar uma reforma dos sectores da segurança e da justiça, para, segundo ele, “aliviar as famílias das vítimas” dos desaparecimentos suspeitos dos últimos anos.
Na quarta-feira de manhã, Joseph Boakai começou a trabalhar com o presidente cessante George Weah. Irá ser criada uma equipa encarregada de liderar a transição para garantir a continuidade da gestão dos assuntos correntes até à sua tomada de posse, prevista para 24 de Janeiro de 2024.