
Inaugurada sede da Agência Tripartida de Facilitação de Transporte de Trânsito do Corredor do Lobito
Em mais um passo para o fortalecimento do projecto do Corredor do Lobito, foi inaugurada esta quarta-feira, dia 22, a sede da Agência Tripartida de Facilitação de Transporte de Trânsito do Corredor do Lobito.
A inauguração ocorreu após a segunda reunião do seu Comité de Ministros, numa altura em que a República Democrática do Congo (RDC) e a Zâmbia já falam em vantagens competitivas nos preços do transporte de minerais por via do Corredor do Lobito, em Benguela.
Das suas regiões mineiras até ao Porto do Lobito, de onde o cobre, o manganês e outros recursos seguem para a Europa, Américas e Ásia, a RDC e a Zâmbia percorrem até dois mil quilómetros de linha-férrea algo que poupa tempo e dinheiro aos países do interior.
O ministro dos Transportes da Zâmbia, Frank Tayal, disse que a redução do tempo de viagem e custos “permite uma maior circulação de bens.” E acrescentou: “As mercadorias vão fluir de forma eficiente para o porto do Lobito, estimulando actividades económicas. É muito bom, imagino já os agricultores a transportar facilmente para mercados ocidentais.”
A RDC, movimentou já mais de 120 mil toneladas nos últimos meses.
O Governo angolano já reiterou que não quer o Corredor do Lobito seja simplesmente um veículo para o transporte de minerais dos chamados países do Hinterland, mas uma plataforma económica capaz de mexer com a agricultura, indústria transformadora, pescas e outros sectores.
Negócio “tem que ser sustentável e não pode ser subsidiado”
Abordado a propósito dos custos elevados que os empresários angolanos dizem estar a enfrenta pelo transportes de mercadorias – um contentor pode custar entre 200 e 300 mil kwanzas – o presidente do Conselho de Administração da Lobito Atlantic Railway, Francisco Franca, sublinha que os preços estão ajustados à realidade económica. “São os preços normais do mercado, não podemos esquecer que precisamos de um negócio sustentável, fazemos manutenção de infraestruturas, do material circulante e garantimos condições de segurança. É o que se paga em outros países, nem mais, nem menos, por isso não podemos ter uma economia subsidiada mas sim de mercado.”
O concessionário, formado por três operadores europeus, recebeu recentemente mais de 270 vagões, o primeiro lote de meios rolantes adquiridos na África do Sul no âmbito do investimento dos Estados Unidos da América.
A Agência de Facilitação de Trânsito de Facilitação de Transporte de Trânsito do Corredor do Lobito vai implicar a construção de portos secos, na Catumbela, para os produtos da RDC e Zâmbia.