
INAC regista mais de 70 mil denúncias de fuga a paternidade em dois anos
O Instituto Nacional da Criança (INAC) registou 79 577 denúncias de fuga a paternidade, de Junho de 2020 a Maio de 2022, segundo o Assistente Social daquela instituição, Bruno Pedro.
As declarações foram prestadas durante o Workshop Rádio Piô 40 Anos que teve lugar recentemente, em Luanda, sob o lema “O papel do programa infantil rádio piô na educação e transmissão de valores éticos, patrióticos e culturais à criança angolana”.
De acordo com o responsável, a fuga à paternidade é o tipo de violência que mais se pratica contra a criança, em Angola.
Bruno Pedro afirmou igualmente que o registo de denúncias recebidas pelo SOS – Criança, em dois anos, apontam para um total de 7 474 crianças abandonadas, 105 raptos. Quando se olha para as estatísticas, os números indicam 9 883 denúncia de violência sexual.
Na ocasião, Bruno Pedro destacou a importância dos programas de rádio pelo carácter informativo. “A informação é poder para os adultos bem como para as crianças de modo que estas tenham conhecimento e saibam se defender”, disse.
As crianças, disse, têm o direito de ser informadas, se informarem e a rádio ajuda neste sentido. A rádio tem o papel de educar, habilitar as pessoas para um dos aspectos a título de exemplo a cultura de paz.
Maria Luísa Fançony, directora da LAC, mostrou-se emocionada e satisfeita com o evento, afirmou que aquilo que foi idealizado há 40 anos surtiu efeitos.
Mostrou-se triste pelo facto de o Rádio Piô actualmente ter pouco espaço. “Mas também entendo, porque a dinâmica da vida actual leva que as estações de rádio não tenham programas infantis, o problema não está no facto de o programa ser infantil, porque não há nenhuma criança que vá ligar o rádio pra ouvir o programa, são os pais”, afirmou.
Acrescentou igualmente que hoje em dia já não há o hábito de ouvir rádio em casa, apontou para a necessidade de voltar a implementar isso sobretudo no horário matinal.
Os 40 anos da Rádio Piô foi marcado por homenagens aos pioneiros do programa que receberam diplomas de mérito, tendo em conta o seu contributo. O momento foi marcado também com muita música, cultra e intervenção dos antigos integrantes do programa.