Estamos juntos

Hospital do Soyo necessita de 100 dadores de sangue

Pelo menos 100 dadores de sangue em regime permanente são necessários no Hospital Municipal do Soyo, província do Zaire, para fazer face às constantes rupturas deste produto no centro de hemoterapia daquela unidade sanitária.

Em declarações esta quinta-feira à ANGOP, o director-geral do referido centro hospitalar, Afonso Sabino, disse que actualmente o hospital conta com 50 dadores regulares, número que considerou irrisório ajulgar pelos casos de transfusões de sangue que todos os dias são registados na aludida unidade sanitária.

Para o efeito, disse, uma campanha de mobilização de dadores de sangue poderá ter início, nos próximos dias, na Base Logística de Apoio às Empresas Petrolíferas (Kwanda), no município do Soyo.

A empreitada terá como grupo alvo centenas de trabalhadores desta empresa pública e surge em função de se registar uma escassez de sangue na hemoterapia do aludido  hospital.

Informou que a empresa Kwanda se propõe, também, fornecer bolsas de sangue, incluindo bens alimentares para os voluntários no fim de cada sessão.

Afonso Sabino apontou os casos de traumatismo, cirurgias e malária severa como os que mais demandam de transfusões necessitam nesta unidade hospitalar.

Apelou para que as instituições públicas e privadas locais, assim como pessoas singulares a abraçarem esta causa solidária, tendo lamentado o facto de algumas organizações do Estado e da sociedade civil se predispuserem apenas em datas festivas para doar sangue.

O Hospital Municipal do Soyo dispõe de 170 camas para o internamento e presta serviços nas áreas de medicina geral, ortopedia, estomatologia, cirurgia, pediatria, maternidade e infecto-contagiosa.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...