
Hospital Américo Boavida será a maior unidade sanitária do País com cerca de 600 camas
A reestruturação em curso do hospital Américo Boavida, no município do Rangel, na província de Luanda, elevará a unidade sanitária à categoria de maior hospital do País, com cerca de 600 camas, anunciou o Presidente da República.
João Lourenço, que falava, recentemente, na inauguração do hospital Pedalé, na capital do País, referiu-se ao processo de conclusão da reabilitação do hospital Américo Boavida, que inclui a sua ampliação, tornando-o, assim, o maior estabelecimento sanitário de Angola.
“Em Luanda, estamos a ampliar o número de unidades de nível terciário, e não só, e mesmo de outros níveis, porque, de facto, Luanda é a maior urbe de Angola. A população de Luanda é superior à de muitos países. Luanda tem muito mais de dez milhões de habitantes e, às vezes, parece que o número de hospitais que temos é suficiente. Mas não é”, afirmou.
O Chefe de Estado observou, entretanto, que, em relação ao sector da saúde, o Executivo não está a investir apenas na capital angolana, porquanto um dos grandes objectivos é evitar que grande parte dos doentes congestione Luanda.
“Na nossa estratégia de construção de infra-estruturas hospitalares, procuramos criar um cinturão, chamemos assim, de protecção à cidade de Luanda. Ou seja, nas províncias periféricas a Luanda, nós construímos hospitais desta categoria, hospitais de 200 camas do nível terciário”, referiu João Lourenço.