Há um grande interesse da União Europeia em cooperar com Angola, refere diplomata europeia
Angola tem um grande potencial económico e a União Europeia (UE) está disposta a ajudar no desenvolvimento, garante Rita Laranjinha, a directora-geral da UE para assuntos africanos, em entrevista à RDP África.
“Não foi por acaso que Angola foi o primeiro país com o qual se negociou o novo tipo de acordo de promoção de atracção de investimento com países africanos. Tal selecção deveu-se ao seu potencial. Há um grande interesse da parte da UE em apoiar as políticas de diversificação económica que Angola tem vindo a desenvolver”, referiu a diplomata europeia.
Instada a comentar o estádio da democracia angolana, a diplomata encontra sinais positivos: “Vejo os diferentes actores da sociedade a expressarem algumas preocupações em relação ao desenvolvimento. Vejo uma evolução positiva que vai no sentido de uma procura, por parte de Angola, de encontrar a estabilidade, de trabalhar no sentido do desenvolvimento económico.”
Rita Laranjinha elogia ainda o papel da Angola na procura de paz em África. “Angola tem exercido um papel essencial no quadro da estabilização da situação regional. O país tem tido um papel de grande relevância em toda a estratégia na região dos Grandes Lagos, por exemplo. É um país que é frequentemente chamado a mediar situações de tensão entre os países da região.”