Estamos juntos

General Brice Nguema, empossado como presidente de transição no Gabão

“Juro diante de Deus e do povo gabonês, preservar, com toda a fidelidade, o regime republicano. Respeitar e a fazer respeitar a Carta de Transição e a Lei, e cumprir as minhas funções na integridade superior do povo de forma a preservar as conquistas da democracia, as conquistas da pátria e a integridade do território nacional.”

Foi desta forma que, hoje, segunda-feira, 4 de Setembro, o general Brice Oligui Nguema foi empossado como Presidente de Transição no Gabão, seis dias depois de ter levado a cabo o golpe de Estado que derrubou o regime de Aly Bongo. Nguema, cuja duração do mandato não foi definida, prometeu realizar eleições credíveis no país.

A tomada de posse em Libreville, a capital, foi feita perante os juízes do Supremo Tribunal e de centenas de convidados. O novo Chefe de Estado anunciou também a nomeação, dentro de alguns dias, do Governo de Transição, composto por pessoas experientes a quem pediu, desde já, a libertação dos prisioneiros de consciência e o regresso dos exilados políticos.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...