FGC lança terça-feira “Linha de Garantia Diversifica Mais” para actividades no Corredor do Lobito
O Fundo de Garantia de Crédito (FGC) lança oficialmente, na terça-feira, em Luanda, a “Linha de Garantia Diversifica Mais” para facilitar o acesso ao financiamento bancário para as Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME´s) que exercem actividades no Corredor do Lobito.
A “Linha de Garantia Diversifica Mais” é implementada pelo Ministério do Planeamento (MINPLAN) para atrair o investimento privado e promover o crescimento das MPME’s em sectores não-petrolíferos e de armamento, com foco no Corredor do Lobito que compreende as províncias de Benguela, Huambo, Bié e Moxico.
A nova linha de garantia vai ser apresentada à banca comercial durante uma conferência em que se pretende estimular a participação da mesma no financiamento de projectos, bem como reforçar o diálogo entre o FCG, as instituições bancárias e os agentes económicos.
Durante o evento, o FGC e o Banco de Fomento Angola (BFA) vão rubricar dois memorandos de entendimento no quadro da Linha de Garantia Diversifica Mais e da Linha de Apoio aos Projectos Sustentáveis (LAPS).
De acordo com uma nota, citada pelo JA Online, o FGC faz parte das instituições capitalizadas pelo Banco Mundial com um montante de 80 milhões de dólares para financiar o Diversifica Mais e suportar as garantias ao crédito às MPME’s.
Angola assinou com o Banco Mundial o financiamento do Projecto de Aceleração da Diversificação Económica e Criação de Emprego, no montante total de 300 milhões dólares a ser implementado até Dezembro de 2029.