Estamos juntos

ExxonMobil inicia perfurações na Bacia do Namibe em 2024

A ExxonMobil inicia, a partir de 2024, a exploração de petróleo na Bacia do Namibe, com o objectivo de superar os actuais níveis de produção, que se situam nos 150 mil barris por dia.

Em declarações ao Jornal de Angola, o director de Relações Públicas e Governamentais, Armando Afonso, referiu que, numa primeira fase, a petrolífera está a realizar estudos sísmicos para avaliar a potencialidade de existência de petróleo em águas profundas da costa da província do Namibe.

Segundo o responsável para área de Relações Públicas e Governamentais, a visão da ExxonMobil de explorar a Bacia do Namibe enquadra-se no programa de superar o declínio dos poços, que está a permitir a empresa produzir, no Bloco 15, apenas 150 mil barris de petróleo/dia.

Neste momento, a ExxonMobil adquiriu duas sondas do tipo TLP-A, que vão facilitar as operações de perfuração, no Bloco 15. Assegurou que a petrolífera adquiriu, igualmente, um Navio de Perfuração de tipo DS9, que vai iniciar, em breve, a perfuração de um novo poço de petróleo, no Bloco Bavuca Sul. Desde 2003, a ExxonMobil já produziu, em Angola, no Bloco 15, mais de 2,4 mil milhões de barris de petróleo em operação acumulada.

Segundo o responsável para a área de Relações Públicas e Governamentais, Armando Afonso, o maior pico de produção da ExxonMobil verificou-se no fim de 2008 e princípio de 2009, onde a petrolífera chegou a produzir cerca de 720 mil barris de petróleo por dia.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...