
Efigénia Clemente é a representante de Angola em conferência magna da Justiça na Índia
A Vice-Presidente do Tribunal Supremo de Angola, Veneranda Juíza Conselheira Efigénia Clemente, encontra-se em Nova Deli, Índia, para participar na 26ª Conferência Internacional dos Presidentes dos Tribunais Supremos do Mundo, que teve início ontem, quarta-feira, dia 19.
À margem, Efigénia Clemente manteve um encontro com o Presidente do Tribunal Supremo da Índia, Venerando Juiz Conselheiro Bhushan Ramkrishna Gavai, actual 52.º Chefe de Justiça da Índia (CJI), nas instalações daquele Alto Tribunal.

Durante a audiência, e valorizando o princípio do diálogo institucional, a Vice-Presidente manifestou o interesse de Angola em aprofundar a cooperação judicial entre os dois Tribunais Supremos. O Chefe de Justiça da Índia acolheu positivamente a iniciativa, sublinhando que “a cooperação judicial constitui um eixo essencial para o reforço de relações estratégicas duradouras.” Entre os dois países há o interesse mútuo em avaliar mecanismos de cooperação técnica, incluindo programas de formação e capacitação de magistrados, e promover o intercâmbio de experiências em jurisdição especializada, digitalização de processos, uso de inteligência artificial e outras áreas de modernização judicial.
Refira-se que a Conferência, que decorre sob o lema “Um Novo Olhar sobre as Nações Unidas e a sua Carta: Governação Global para um Futuro Sustentável num Mundo Fraturado,” irá estender os seus trabalhos até o dia 24 entre Nova Deli e Lucknow.