Estamos juntos

Diagnosticado cancro a Carlos III

O monarca do Reino Unido, Carlos III, foi diagnosticado com cancro e vai adiar a sua agenda pública. A informação foi emitida esta segunda-feira, dia 5, pelo Palácio de Buckingham, sem revelar detalhes adicionais sobre o tipo de cancro.

O diagnóstico chegou na sequência do internamento de três dias no hospital privado The London Clinic, onde esteve a tratar a hiperplasia benigna da próstata, tendo tido alta na passada segunda-feira. Durante o tratamento, a equipa de médicos detectou um “problema separado”, lê-se na nota do Palácio.

“Não serão partilhados mais detalhes nesta fase, excepto para confirmar que Sua Majestade não tem cancro da próstata”, disse um porta-voz do Palácio, citado pelo jornal The Telegraph.

Enquanto estava no hospital privado para o tratamento da próstata, “testes de diagnóstico subsequentes identificaram uma forma de cancro”, informa o Palácio no mesmo comunicado. “Sua Majestade começou hoje um programa de tratamentos regulares, durante os quais vai adiar os seus deveres públicos, por aconselhamento médico.”

O Rei vai manter-se encarregue dos assuntos do Estado e da papelada oficial, incluindo caixas vermelhas, audiências com o primeiro-ministro e reuniões do Conselho Privado do Reino Unido, corpo formal de consultores do soberano.

Carlos III regressou esta segunda-feira a Londres para começar os tratamentos, proveniente de Sandringham, onde foi visto na celebração da missa de domingo. A nota do Palácio termina explicando que o soberano escolheu partilhar publicamente o diagnóstico de forma a “prevenir especulação” e na esperança de que a informação possa ajudar “todos aqueles que são afectados pelo cancro em todo o mundo.”

Quando foi internado para tratar a próstata, o Rei também escolheu partilhar publicamente a informação com o propósito de encorajar outros homens a fazerem ckeck-ups.

A notícia foi divulgada publicamente depois de o monarca ter tido tempo para falar com os filhos, William e Harry, e com os irmãos, Anne, Andrew e Edward, tendo também informado previamente o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...