Estamos juntos

Deputado ressalta importância de Angola consolidar papel director na SADC

O deputado Esteves Hilário considerou, esta segunda-feira, que Angola deverá consolidar o seu papel director na região SADC, durante a presidência rotativa na organização regional, e captar ganhos significativos na diversificação das suas exportações.

O país vai receber o testemunho para liderar o destino da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), até Agosto de 2024, durante a realização da Cimeira de Chefes de Estado e de Governo, que se realiza na capital angolana, em substituição da República Democrática do Congo (RDC).

Em declarações à ANGOP, o deputado  enfatizou que, à semelhança dos avanços verificados na presidência de Angola na CPLP, no quesito mobilidade, o país poderá também influenciar a circulação de pessoas e bens e a proteção recíproca de investimentos dentro do espaço da SADC.

Segundo o deputado do MPLA, é necessário que os produtos nacionais sejam exportados para a região da SADC e, ao mesmo tempo, introduzir no mercado nacional outros bens vindos dos países da região, para o fortalecimento das trocas comerciais.

Exemplificou o facto de se importar muita carne da América Latina, “quando temos aqui o vizinho Botswana que é um grande produtor de carne bovina”.

Para si, tal pressuposto traria ganhos significativos, como por exemplo, deixar as divisas a circularem dentro da região e gerar prosperidade e riqueza para os seus respectivos povos.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...