Comunidades rurais no Cunene ganham projectos sociais
Seis novos projectos ligados ao abastecimento de água serão entregues este mês, às comunidades rurais dos municípios de Ombadja e Curoca, província do Cunene.
Trata-se de diques de retenção de água, represas e chimpacas (reservatório de água pluviométricas), com sistemas integrados de lavandaria, bebedouro, chafariz e tanque de armazenamento.
De acordo com o director do Fundo do Desenvolvimento Local (FAS) no Cunene, Eduardo Chilunda, os projectos foram erguidos nas comunidades de Tchango,Omingue, Damequero, Oncóncua , Ondambo e Loindje.
O responsaável explicou que os projectos executados no período de 2020 e 2022, foram financiados pelo Banco Mundial, no âmbito do Plano de Desenvolvimento Local (PDL).
Adiantou que o investimento de mais de mil milhões de kwanzas, foi aplicado em 19 projectos de água e na reabilitação de infra-estrutura escolares e sanitárias dos municípios do Cuanhama, Ombadja e Curoca.
Disse que dos projectos, quatro foram concluídos e entregues aos beneficiários e cinco encontram-se em fase final de execução.
“As infraestruturas vão permitir dar de beber a população, dinamizar a produção agrícola e abeberamento do gado”, referiu.
O Projeto de Desenvolvimento Local (PDL), gerido pelo FAS, visa promover uma economia local diversificada destinada a melhorar o bem-estar social e fortalecer a capacidade dos governos locais na prestação de serviços de qualidade às famílias mais pobres.