Cimeira G20 para África hoje e amanhã em Berlim
Líderes de mais de uma dúzia de países africanos estão, desde esta manhã, dia 20, reunidos na Alemanha para a conferência G20 Compacto com Africa, que visa ajudar a reforçar o investimento privado no continente mais pobre do mundo, mas em rápido crescimento.
Para sublinhar o interesse renovado em África, a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, o Presidente francês, Emmanuel Macron, e o Primeiro-Ministro holandês, Mark Rutte, estarão entre os participantes na cimeira em Berlim, organizada pelo Chanceler alemão, Olaf Scholz.
Scholz, que já visitou África várias vezes desde que assumiu o cargo no final de 2021, manteve conversações bilaterais com vários países africanos ontem, domingo, antes de acolher uma cimeira de investimento germano-africana no Hotel Marriott, em Berlim, hoje, segunda-feira de manhã.
A Europa e os Estados Unidos disputam com a Rússia e a China a influência geopolítica, os minerais essenciais e as novas oportunidades económicas no segundo continente mais populoso do mundo.
África possui um grande potencial no que diz respeito à produção de energias renováveis, em especial de hidrogénio verde, que poderá ajudar o seu vizinho do Norte na transição para uma economia neutra em termos de carbono. A estabilidade e a prosperidade do continente são também consideradas fundamentais para reduzir a migração ilegal.
O Pacto com África, criado em 2017 sob a presidência alemã do G20, tem por objectivo reunir países africanos empenhados na reforma, organizações internacionais e parceiros bilaterais para coordenar as agendas de desenvolvimento e debater oportunidades de investimento.