Estamos juntos

CAF atribui a organização da CAN 2025 a Marrocos e da CAN 2027 ao trio Quénia-Uganda-Tanzânia

Na sequência da reunião do Comité Executivo (COMEX) da Confederação Africana de Futebol (CAF), realizada ontem, quarta-feira, 27 de Setembro, no Cairo, capital do Egipto, o Campeonato Africano das Nações (CAN), a maior competição de futebol do continente, atribuiu a realização de prova de 2025 a Marrocos, pondo fim a muitas semanas de suspense. Desta forma, o reino alauita irá organizar pela segunda vez a competição – a primeira foi em 1988.

Esta atribuição, contudo, conheceu alguns episódios rocambolescos. A primeira escolha recaiu na República da Guiné (Conacri), mas, em Setembro de 2022, foi-lhe retirada a organização, devido a atrasos burocráticos. Depois, assistiu-se à desistência da Argélia, a principal candidata. Seguiu-se a retirada das candidaturas da Zâmbia e da dupla Nigéria-Benin, acabando por abrir caminho a Marrocos. Pelo meio, nos bastidores, houve muitas pressões e inspecções.

Mas esta decisão a favor de Marrocos reflecte, sem dúvida, a influência real do Presidente da Federação Real Marroquina de Futebol (FRMF), Fouzi Lekjaa, que é também 4º Vice-Presidente da CAF, e sobretudo uma certa lógica. Marrocos já está preparado: é actualmente o primeiro país africano do ranking da FIFA, quarto no último Campeonato do Mundo e candidato a acolher o Mundial de 2030, juntamente com Espanha e Portugal. Faltam 15 meses para 2025 e o país acaba de organizar exemplarmente duas competições africanas: a Taça das Nações Africanas de futebol feminino e de sub-23.

Mas na reunião de ontem houve também outra decisão: o país que irá acolher o CAN 2027. A escolha, pela primeira vez, recaiu numa organização tripartida, entre o Quénia, Uganda e Tanzânia. Esta escolha beneficiou do facto da CAF pretender introduzir um sistema de rotatividade entre as regiões do continente. “Todas as zonas de África devem poder acolher a Taça das Nações. Queremos dar ênfase à rotatividade”, afirmou o presidente da CAF, Patrice Motsepe, minutos antes de anunciar os vencedores. A África Oriental será assim a anfitriã da Taça das Nações Africanas, 51 anos depois. A última desta zona do continente a colher a competição foi a Etiópia, em 1976.

Recorde-se que a próxima edição do CAN vai decorrer de 13 de Janeiro a 11 de Fevereiro de 2024 na Costa do Marfim e pela primeira vez contará com a presença de quatro nações lusófonas: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Moçambique.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...