Estamos juntos

BNA multa Banco Keve em 1 milhão de USD

O Banco Nacional de Angola (BNA) aplicou uma coima ao Banco Keve no valor de um milhão de dólares (921, 6 milhões de kwanzas), por incumprimento de várias obrigações legais no sistema financeiro.

De acordo com um comunicado da autoridade reguladora, as infracções remontam a 2022 e foram classificadas como “graves”, envolvendo falhas na avaliação de risco, identificação e diligência de clientes, bem como no dever de comunicação de operações suspeitas.

O BNA sublinha que estas práticas violam a legislação sobre a prevenção e combate ao branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, assim como o Regime Geral das Instituições Financeiras, justificando a aplicação da multa como forma de dissuadir condutas semelhantes no sector. O Banco Keve tem sido alvo de várias sanções aplicadas pelo Banco Nacional de Angola nos últimos anos. Em 2023, a instituição foi penalizada com uma coima de 34 mil dólares (31,3 milhões de kwanzas) devido a falhas no registo especial e ao não acatamento de determinações do regulador. No ano anterior, em 2022, o BNA aplicara outra multa no valor de 70 mil dólares (64,5 milhões de kwanzas), por violação de normas cambiais.

Este historial de sanções evidencia fragilidades persistentes nos mecanismos de conformidade do Banco Keve e deficiências nos seus procedimentos internos, sobretudo no que respeita à prevenção do branqueamento de capitais e ao cumprimento das regras cambiais.

A nível da estrutura accionista, o Banco Keve é controlado maioritariamente pela Spot Investimentos (37%), seguida de Rui Campos (30%) e Vasco Campos (9%). Os restantes 24% do capital pertencem a outros investidores, de acordo com dados divulgados pelo próprio banco.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...