Bié: Novas unidades sanitárias melhoram assistência médica
A província do Bié dispõe de 21 unidades hospitalares, algumas construídas e outras reabilitadas no quinquénio 2018-2022, com um total de 830 camas, que têm contribuído para a melhoria da assistência médica e medicamentosa à população.
De acordo com o governador do Bié, Pereira Alfredo, que falava durante a reunião entre o Presidente da República, João Lourenço, o governo provincial e membros do governo central, a província beneficiou, igualmente, de 10 ambulâncias, devidamente equipadas, mas tem necessidade de mais 56 até 2027, para o transporte de doentes.
Por outro lado, o governador deu a conhecer que o hospital provincial funciona em condições precárias, dada a magnitude da reestruturação que esta a ser feita, e solicitou o seu enquadramento numa linha de financiamento estável, para permitir a execução da empreitada.
No domínio educacional, frisou, está inscrito no Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN) 2023-2027 a construção de 134 escolas, a razão de 37 por ano, para absorver 102.000 crianças que se encontram fora do sistema de ensino e a estudarem em condições precárias, segundo divulgou o Jornal de Angola.