Estamos juntos

BAD defende o desenvolvimento do turismo em África

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) destacou o desenvolvimento do sector do turismo como fundamental na sua estratégia para acelerar a industrialização e o crescimento verde nos países africanos.

Falando ontem, quinta-feira, 14 de Setembro, durante a Conferência das Nações Unidas, realizada nas Maurícias, a directora-geral do Centro de Integração Regional e de Prestação de Serviços da África Austral, no BAD, Leila Mokaddem, assegurou que instituição está a trabalhar em estreita cooperação com a Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas (OMT), a agência especializada responsável pela promoção da actividade, visando promover o turismo africano e sem descurar o seu desenvolvimento ambientalmente sustentável.

“O turismo é um dos sectores de crescimento mais rápido e mais interligados da economia mundial, com um vasto potencial para impulsionar o Produto Interno Bruto (PIB) e o investimento e estimular a integração regional. As Maurícias são uma história de sucesso neste domínio”, afirmou Leila Mokadde

No encontro, o Banco e a OMT concordaram em reforçar a sua cooperação e estabelecer um acordo de trabalho através de um Memorando de Entendimento (MdE), orientado pelos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, pela Agenda 2063 da União Africana (UA) e pelas metas e objectivos de desenvolvimento do Rio+20.

“Este acordo está em consonância com a Estratégia 2013-22 do Banco e com duas das cinco prioridades estratégicas (High5) – Industrializar África e Melhorar a qualidade de vida dos africanos –, através da criação de condições propícias a empregos dignos para os jovens”, sublinha uma nota divulgada no fim do encontro.

A conferência, que decorreu sob o tema “Repensar o turismo em África: Promover o investimento e as parcerias; enfrentar os desafios globais”, reuniu os ministros africanos do turismo e os principais agentes do sector para debater o desenvolvimento do turismo no continente.

Este encontro anual oferece uma plataforma onde os parceiros do sector público e privado se reúnem para trocar ideias, explorando formas inovadoras de promover o investimento, as parcerias e o crescimento sustentável no sector do turismo africano.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...