Autoridades alertam para risco de cheias em Moçambique
A Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos alertou hoje para o risco de inundações em áreas próximas aos rios Umbeluzi, Maputo e Incomáti a partir de Outubro, mês em que começa a época chuvosa em Moçambique.
“A situação é um pouco preocupante e teremos de tomar algumas medidas em função daquilo que vai ser evolução das coisas nos primeiros 15 dias de Outubro, o início oficial da época chuvosa”, disse o chefe do Departamento de Bacias Hidrográficas, Agostinho Vilanculos, citado hoje pela Rádio Moçambique.
Em causa está o aumento dos níveis da água nas principais infra-estruturas de retenção em Maputo, com destaque para as barragens dos Pequenos Limbombos e de Kurumane, que estão actualmente com os níveis de armazenamento em 80%.
Segundo o chefe do Departamento de Bacias Hidrográficas, com o arranque da época chuvosa, os níveis de água vão aumentar, o que vai exigir a abertura das comportas para aliviar a pressão.
A Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos apela às populações que vivem em áreas próximas destes rios para a tomada de decisões para prevenir o impacto de possíveis inundações.
Também a Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), no centro de Moçambique, vai começar a realizar descargas, a partir de 01 de outubro, para aliviar a pressão face ao início da época chuvosa no país.
“Já temos previsões do que poderá ser a época chuvosa e isso dá-nos um maior nível de confiança de que teremos água por receber. Ela precisa encontrar espaço na albufeira para ser acomodada para não gerar cheias a jusante”, disse o diretor dos Recursos Hídricos e Ambiente da HCB, citado pelo diário Notícias.