Estamos juntos

Artistas angolanos homenageados no dia Nacional da Cultura

A entrega de certificados de mérito aos profissionais das artes, funcionários do Ministério da Cultura e Turismo e a apresentação do projecto cultural “Mbanza Yetu – o País no Palácio de Ferro” marcaram as celebrações do dia nacional da Cultura.

Um grupo de 32 fazedores de artes foram homenageados pelo contributo prestado a cultura nacional, entre eles Carlos Lamartine, Bonga, Raúl Tulinga, Boto Trindade, João Melo, Betinho Feijó, Fineza Teta, Peróla, Dodó Miranda, Totó , Texas , Emanuel Mendes, Filho do Zua, Jay Lourenzo, Banda Maravilha, Banda Movimento , Gingas do Maculusso, LS Republicano, Banda Duia e Kina Kumox e outros.

Segundo a ANGOP, os artistas homenageados foram unânimes em afirmar que o gesto serve de incentivo para a futura geração que faz da arte a sua profissão .

O músico e escritor Carlos Lamartine afirmou que os 65 anos de dedicação artística, de contribuição ao desenvolvimento da cultura nacional e do país foram fundamentais para o seu reconhecimento, uma vez que tem uma longa história ligada a cultura e muito particularmente ao país.

Afirmou que apesar dos 80 anos de idade continua a trabalhar e tem como sonho erguer uma escola onde serão integradas disciplinas ligadas a arte.

Já a artista plástica Fineza Teta disse que se sente confortada pelo facto de ser homenageada e poder testemunhar o gesto.

O reconhecimento, de acordo com artista, acarreta um senso de responsabilidades acrescidas, impulsionado o trabalho contínuo, tendo a consciência de que não está a ser passado despercebido.

Promete continuar a contribuir para a massificação da cultura , impulsionar e incentivar jovens que têm a veia artística e não se sentem motivados a fazê-lo, devido a desvalorização que é dada aos profissionais da área.

O guitarrista Texas considera o gesto de grande importância para a sua carreira e para a promoção da cultura.

O senso de maior responsabilidade e exigência é também expressado pelo músico Filho do Zua, tendo mostrado a vontade de continuar a evoluir e crescer na carreira para conquistar novos reconhecimento a todos os níveis.

Momentos de música, com a orquestra sinfónica Maria Carolina, exibição de uma peça de teatro do Grupo Massoxi Teatro , grupo coral lírios e a banda Maravilha preencheram o momento de animação .

O Dia da Cultura Nacional é uma data de elevado simbolismo histórico. Foi instituída em 1986, em homenagem ao discurso do fundador da Nação, António Agostinho Neto, proferido em 1979, por ocasião da tomada de posse dos corpos gerentes da União dos Escritores Angolanos (UEA).

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...