Argentina realça o papel de Angola na pacificação
O embaixador da Argentina em Angola, Alejandro Verdier, felicitou, quinta-feira, o Governo angolano pelo “destacado papel” na promoção do diálogo para a pacificação da Região dos Grandes Lagos.
A felicitação do diplomata argentino foi feita um dia depois de o Chefe de Estado italiano ter considerado que o papel desempenhado pelo Presidente João Lourenço em prol da estabilidade e segurança na Região dos Grandes Lagos e no Sudão demonstra que “Angola é protagonista de paz e segurança no continente africano”.
Alejandro Verdier, que discursava no acto alusivo aos 213 anos do Dia da Pátria Argentina, que se assinala a 25 de Maio, saudou, igualmente, o activismo de Angola em prol da integração da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), organização na qual detém a presidência rotativa.
Relativamente às relações entre Angola e a Argentina, Verdier congratulou-se com o novo impulso dado por ambos os Governos no sentido de reforçar a cooperação nos mais variados domínios.
O diplomata destacou sobretudo a cooperação no sector da Agricultura. “É tão antiga quanto as nossas relações”, sublinhou Alejandro Verdier, ressaltando o facto de muitos dos argentinos presentes no acto de ontem trabalharem no sector do agronegócio.
“Estamos a avançar no nosso objectivo de aumentar os nossos laços e a explorar novas áreas de cooperação”, adiantou o embaixador, que anunciou para o próximo mês de Junho a vinda a Angola de uma Missão Comercial Multissectorial composta por representantes de 20 empresas argentinas.
Estas empresas, segundo Alejandro Verdier, vêm não só com o interesse de vender os seus produtos, “mas também – e mais importante – para encontrar parceiros e representantes locais”.