Estamos juntos

Arábia Saudita repatria nigerianos não dando explicação objectiva

A Arábia Saudita repatriou, esta segunda-feira, 177 nigerianos, pouco depois da sua chegada ao aeroporto de Jeddah.

As autoridades sauditas terão revogado abruptamente os vistos dos nigerianos a meio do voo por razões desconhecidas, mas autorizaram os outros 87 passageiros do voo da Air Peace – no voo seguiam 264 passageiros – a entrar no país.

A embaixada da Arábia Saudita na Nigéria afirmou na quarta-feira, dia 15, que os passageiros repatriados não “preenchiam as condições de entrada” e “apresentaram informações incorrectas para obter uma categoria de visto que não se aplicava a eles, o que só foi descoberto à sua chegada.”

Contudo, a Air Peace, uma companhia de aviação privada nigeriana, contestou a declaração da Arábia Saudita, afirmando na quarta-feira que os vistos de todos os passageiros foram “verificados como válidos” utilizando os sistemas de verificação da Arábia Saudita antes do check-in.

A Air Peace acrescentou que tinha enviado o registo de passageiros às autoridades sauditas antes da partida, mas que estas, na altura, não tinham cancelado nenhum visto nem levantado quaisquer objecções.

Na terça-feira, o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Nigéria afirmou que 18 dos nigerianos repatriados foram impedidos de entrar no país por terem registo criminal. A maioria dos nigerianos repatriados terão viajado com o intuito de cumprir a habitual peregrinação anual a Meca, cidade sagrada do islão.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...