Estamos juntos

Angola inaugura Embaixada no Qatar

As relações diplomáticas entre Angola e o Estado do Qatar ganhou um novo impulso, quarta-feira, com a inauguração, de forma oficial, das instalações da Embaixada angolana, em Doha, pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, que se encontra desde terça-feira naquele país árabe como enviado especial do Presidente da República, João Lourenço.

Depois da inauguração, Téte António efectuou uma visita guiada pelos vários compartimentos da Embaixada, acompanhado do embaixador extraordinário e plenipotenciário de Angola no Qatar, António Coelho Ramos da Cruz, que deu algumas explicações ao chefe da Diplomacia angolana sobre o funcionamento da missão diplomática naquele país. O ministro das Relações Exteriores escreveu, no livro de honra, que as instalações da Embaixada honram o bom nome de Angola naquele país, tendo felicitado, por isso, o embaixador António Coelho Ramos da Cruz e a sua equipa pelo feito.

A cooperação bilateral entre Angola e o Estado do Qatar, ambos produtores e exportadores de petróleo e gás, tem evoluído, nos últimos anos, de forma significativa.

O Qatar tem a terceira maior reserva de gás natural do mundo, assim como reservas consideráveis de petróleo, com uma dívida pública baixa, contas públicas fortes e uma estabilidade política e social.

O país dispõe de um bom ambiente de negócios, reconciliação com as nações do Golfo Pérsico, infra-estruturas e serviços logísticos eficientes, diversificação das indústrias, mercado financeiro robusto e um óptimo Índice de Desenvolvimento Humano.

Com uma economia dependente essencialmente do petróleo, Qatar conta com uma população estimada em 1,9 milhões de habitantes e é tido como um dos países com maior rendimento per capita do mundo, sendo, ainda, um dos poucos Estados onde os cidadãos não pagam impostos.

O país é detentor de grandes reservas de gás natural, compreendendo mais de 5 por cento do total das reservas do planeta.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...