Angola desfila no Rwanda com oito atletas estreantes
A Selecção Nacional sénior feminina de basquetebol conta com oito atletas estreantes no Campeonato Africano, que iniciou esta sexta-feira (28) em Kigali (Rwanda).
Trata-se de Isabel Fernando, Cácia Nzomba, Sara Caetano, Isabel João, Nelma Cunha, Arminda Joaquim, Jessica Malagi e Joana António.
Completam o grupo de convocadas do espanhol José Freixa, as experientes Nadir Manuel, Cristina Matiquite, Artemis Afonso e Edvânia Pascoal.
No grupo de doze jogadores, apenas Nadir Manuel esteve nas duas conquistas com o técnico Anibal Moreira, designadamente em Bamako`2011 e Maputo`2013, além de Cristina Matiquite, presente na edição de 2011.
Nesta empreitada, onde se pretende ao menos fazer melhor que a 8ª posição alcançada na edição anterior, decorrida em 2021, nos Camarões, a equipa nacional vê-se privada das influentes Italee Lucas, Rosa Gala e Avelina Peso.
Comparativamente ao evento passado, Angola vai evoluir com um grupo de atletas seis anos mais novas (média 24 anos) e dois centímetros mais alta.
Quem também se vai estrear num campeonato africano é o seleccionador espanhol, José Freixas, contratado este ano pela Federação Angolana de Basquetebol.
Angola está no grupo A e inicia a prova no sábado diante da Côte d`Ivoire.
A competição é constituída por quatro grupos de três selecções cada, apurando-se directamente para os quartos-de-final a primeira classificada.
A segunda e a terceira jogam mais uma eliminatória de acesso aos quartos-de-final.