Estamos juntos

Angola concretiza primeira exportação de ovos fertilizados para o Uganda

O Fundo Soberano de Angola (FSDEA) anunciou esta Quarta-feira, dia 08, a exportação de ovos fertilizados produzidos em Angola para o Uganda, assinalando uma nova etapa na expansão do agronegócio e no comércio regional.

A concretização deste, segundo uma nota citada pela Forbes África Lusófona, feito foi possível graças à empresa Lottie Sociedade Avícola, especializada em produção avícola, na qual o FSDEA detém participação por via da sua subsidiária Makunde.

A operação, já paga e concluída, evidencia a crescente capacidade nacional de produção e exportação de bens agrícolas certificados, em conformidade com os padrões internacionais de qualidade e biossegurança.

“Durante esta primeira operação, a Lottie exportou 108 caixas, correspondentes a 38.880 ovos fertilizados. Para o próximo envio, a empresa já dispõe de mais 144 caixas preparadas, totalizando cerca de 52.000 ovos, o que demonstra a continuidade e sustentabilidade da produção. Além disso, a Lottie recebeu novas encomendas provenientes do Zimbabwe, ampliando o alcance regional da produção avícola angolana e reforçando a presença de Angola no mercado africano de genética avícola”.

O presidente do conselho de administração do Fundo Soberano de Angola, Armando Manuel, esta primeira exportação de ovos fertilizados é mais do que um sucesso comercial, é a prova de que o agronegócio angolano está pronto para competir a nível regional.

“O interesse de outros países africanos confirma a qualidade do produto nacional e o impacto do investimento realizado, para a criação de uma cadeia de valor avícola robusta e sustentável no país e na região”, reforçou.

Trata-se de um acontecimento que reforça os resultados da estratégia de investimentos alternativos do FSDEA, centrada em sectores de alto impacto capazes de impulsionar a produção nacional, a substituição de importações e a diversificação das exportações — nomeadamente nos domínios da agricultura e segurança alimentar, saúde, indústria farmacêutica e infra-estruturas.

“Ao participar em iniciativas de investimento no sector da avicultura, como a Lottie, o FSDEA e a Makunde contribuem directamente para a autossuficiência e segurança alimentar e para o posicionamento de Angola como fornecedor regional de produtos agrícolas, em linha com a Visão Angola 2050 e com a Zona de Comércio Livre Continental Africana (AfCFTA)”, lê-se na nota.

A Lottie Empreendimentos Sociedade Avícola, é uma empresa angolana dedicada à produção e comercialização de ovos fertilizados e pintos de qualidade superior. Integra o portfólio de investimentos do FSDEA, através da sua subsidiária Makunde, responsável pela gestão de activos agro-industriais e de impacto.

Já a Makunde é uma subsidiária do Fundo Soberano de Angola (FSDEA) dedicada à gestão de investimentos nos sectores da agricultura, agropecuária e indústria. Desempenha um papel estratégico na execução da Estratégia de Investimentos Alternativos do FSDEA, promovendo a capacidade produtiva nacional e contribuindo para a diversificação económica de Angola.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...