Estamos juntos

Akwá pendurou as botas aos 45 anos

O jogo entre o Nacional de Benguela e o Desportivo da Lunda Sul, para a Taça de Angola, disputado no passado dia 29 de Março, ficará para a história. Não pelo jogo em si, nem pelo resultado, mas sim pela despedida dos relvados do avançado Fabrice Alcebiades Maieco, por todos conhecido por Akwá.

Akwá, nascido em Benguela a 30 de Maio de 1977, foi o maior goleador da história dos Palancas Negras – a selecção de Angola – marcando 38 golos, em 78 jogos. Estreou-se pela selecção apenas com 17 anos, no dia 8 de Janeiro de 1995, num jogo de carácter particular contra Moçambique, era então Angola treinada por Carlos Alhinho.

O momento alto da carreira de Akwá, foi atingido em Kigali, no Ruanda, quando marcou o golo decisivo que colocou Angola, pela primeira e única vez, num Mundial de Futebol, neste caso no Alemanha 2006.

A carreira de Akwá, conheceu altos e baixos. Teve uma curta passagem por Portugal, onde chegou a representar o Benfica. Depois foi emprestado ao Alverca, tendo ainda jogado na Académica de Coimbra, antes de ingressar no Al-Wakra do Qatar. Foi neste clube que a FIFA, devido a incumprimento contractual, lhe aplicou sanções que iriam durar 13 anos, impedindo-o de exercer qualquer actividade desportiva. Em Angola representou o Petro de Luanda e o Nacional de Benguela.

 

 

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...