Agricultores em Mbanza Kongo prevêem boa safra de cereais
Os agricultores no município de Mbanza Kongo, província do Zaire, prevêem, este ano, uma colheita de cereais em grande escala, devido à regularidade de chuvas que caem sobre a região.
Ouvidos esta quarta-feira pela ANGOP, afirmaram que a safra de jinguba e milho, nesta primeira fase do cultivo de cereais, pode ultrapassar os resultados obtidos na época agrícola passada, marcada por escassez de quedas pluviométricas.
António Caetano, camponês, disse sentir-se animado com a regularidade de chuvas no município sede, afirmando que a sementeira de jinguba e milho lançada à terra em Outubro último cresce satisfatoriamente.
Para si, a presente época agrícola no município de Mbanza Kongo pode superar a do ano transacto que ficou manchada pela escassez de chuvas.
Odette Maria, disse, por sua vez, que grandes quantidades de sementes de milho e jinguba lançadas à terra estão a germinar sem sobressaltos, situação que anima “os homens do campo” no município sede.
“É motivo de satisfação, pois todo agricultor sente-se regozijado quando chove regularmente”, referiu.
Graça Motondo, também camponesa, afirmou ter preparado e cultivado grandes hectares de terra com sementes de jinguba e milho.
“Acredito que a colheita pode ultrapassar às expectativas, atendendo a forma como as plantações estão a germinar”, sublinhou.
Pedro Sousa, agricultor, referiu que para além de chuvas que caem com regularidade na região, a presente época agrícola foi também antecedida pela distribuição atempada de insumos por parte do sector da agricultura na província.
“Recebemos quantidades consideráveis de sementes diversas, o que está, também, a contribuir no sucesso da presente campanha agrícola”, disse.
O município de Mbanza Kongo é potencialmente agrícola, sendo a mandioca, milho, jinguba, feijão, batata-doce, banana e citrinos os produtos mais cultivados.