Estamos juntos

Advogado do líder da oposição senegalesa detido em Dacar

Juan Branco, advogado franco-espanhol do político senegalês líder da oposição, Ousmane Sonko, está sob custódia da polícia em Dacar por acusações de terrorismo, conspiração e ordem pública, entre outras, disse o seu advogado à Reuters neste domingo, dia 06 de Agosto.

Branco foi preso na Mauritânia e extraditado para o Senegal no sábado, dia 5, adiantou o seu advogado. Branco faz parte da equipa que defende Sonko, detido no final de Julho.

Sonko foi acusado de planear uma insurreição, conspiração criminosa, entre outros, dois meses depois do seu julgamento por estupro ter desencadeado tumultos que levaram à morte de 16 pessoas no Senegal.

As autoridades senegalesas emitiram um mandado de prisão para Branco, no mês passado, depois de uma aparição surpresa numa conferência de imprensa da equipa jurídica de Sonko, em Dakar, no final de Julho, de acordo com o jornal francês Le Monde. Branco refugiou-se então na Mauritânia.

O ministro do Interior do Senegal, Antoine Felix Abdoulaye Diome confirmou que “Juan Branco está, por enquanto, nas mãos de uma unidade policial de elite.”

“Esses procedimentos legais visam silenciar um advogado”, disse o defensor de Branco, Robin Binsard, à Reuters.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...