Actor Will Smith oferece presente a guineense que pedalou 4.000 km até à universidade dos seus sonhos
O actor norte-americano, Will Smith, uma das vedetas de Hollywood, ofereceu diversos presentes a um estudante da Guiné-Conacri que pedalou 4.000 quilómetros durante quatro meses através da África Ocidental para conseguir um lugar na universidade dos seus sonhos, no Egipto.
Em Setembro passado, a BBC noticiou a árdua viagem de Mamadou Safayou Barry desde o seu país natal, a Guiné, até à prestigiada Universidade Al-Azhar do Cairo, onde acabou por ser admitido com uma bolsa de estudo.
Depois de ler o artigo da BBC, Smith decidiu oferecer a Barry um computador portátil e uma bicicleta. Ontem, quarta-feira, dia 3, numa conversa virtual, publicada no canal do YouTube do actor, Smith disse ao estudante: “Sei que a tua mulher e a tua filha ainda estão na Guiné, por isso arranjei uns vales de viagem para poderes ir e voltar ou para poderes trazer a tua mulher e a tua filha para viverem junto de ti.”
O actor confessou que estava “profundamente comovido e inspirado” por Barry e que lhe tinha oferecido os referidos presentes porque queria “fazer parte da próxima fase. Quero ajudar-te na tua jornada”.
“Não sei como te agradecer Wallahi! Não sei como te agradecer”, disse Barry, atónito, durante a videochamada surpresa.
Smith afirmou que a determinação de Barry é a prova de que “quando nos comprometemos com uma viagem, quando tomamos uma decisão… o universo conspira para nos ajudar”.