Estamos juntos

AGT arrecada três biliões kz de IVA em três anos

A informação foi avançada esta Quarta-feira, 17, em Luanda, pelo administrador da instituição, Tiago Santos, que falava aos jornalistas, durante a 1ª Conferência Internacional sobre o IVA.

Nos últimos três anos, a Administração Geral Tributária (AGT) de Angola arrecadou 3 biliões de kwanzas (cerca de 5,6 mil milhões USD) em Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), que começou a ser implementado pelo Governo do país em 2019, num contexto de crise e incerteza.

A informação foi avançada esta Quarta-feira, em Luanda, pelo administrador da AGT, Tiago Santos, que falava aos jornalistas, durante a 1ª Conferência Internacional sobre o IVA, que constitui cerca de 30% da receita não petrolífera.

Em relação ao reembolso, o administrador revelou que foram reembolsados, no âmbito do IVA, cerca de 130 mil milhões de kwanzas (246,2 milhões USD). De acordo com o administrador, actualmente, a nível tecnológico, a empresa está a aplicar aquilo que considera “reembolso 2.0”, onde o próprio sistema vai começar a fazer avaliação.

Falando sobre a adequação do IVA à realidade angolana, o responsável admitiu ainda que, além do desafio de aperfeiçoamento do seu nível operacional e tecnológico, há a também a necessidade de se fazer algum trabalho para que não haja burocracia e complexidade. “O objectivo é simplificar. Queremos um momento de maior transparência e comunicação”, indicou.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...