Estamos juntos

Angola com presença de peso nas reuniões anuais das instituições de Bretton Woods

Angola iniciou, ontem, segunda-feira, dia 13, a participação nas reuniões anuais dos instituições de Bretton Woods — Banco Mundial (BM) e Fundo Monetário Internacional (FMI) — que vão decorrer até sábado, dia 18, em Washington, a capital norte-americana.

Estas reuniões acontecem num cenário global de análise económica e financeira. Servem como um espaço estratégico de coordenação internacional, onde os países discutem desafios económicos globais — como crescimento económico, inflação, dívida pública, pobreza, mudanças climáticas e estabilidade financeira internacional.

O evento, de acordo com o ‘Jornal de Angola’, reúne os principais intervenientes da esfera económica e financeira internacional em diversas sessões de alto nível, dirigidas a ministros das Finanças e governadores de bancos centrais.

A delegação angolana participará na reunião com o Country Team do Banco Mundial, para avaliação do estado de implementação da carteira de projectos financiada pela instituição e dar seguimento à revisão conjunta realizada a 5 e 6 de Agosto, incluindo a análise sobre o estabelecimento da Unidade de Investimento Privado Central.

Da mesma forma, está prevista a participação nas reuniões do FMI e do Banco Mundial no Caucus Africano com o presidente do Banco Mundial, Ajay Banga, e na reunião do G24 de ministros e governadores, dedicada ao tema “Reforçar a resiliência interna num mundo propenso a choques.”

A delegação angolana também participará numa sessão à porta fechada para países da África Austral e Oriental que são altamente vulneráveis a choques climáticos, com foco no tema “Proteger meios de subsistência e empregos com soluções escaláveis e seguras de financiamento de riscos de desastres em África.”

A agenda também prevê a discussão sobre o financiamento de projectos de infra-estrutura e de gás em curso, nomeadamente o projecto ferroviário Luena–Saurimo e o do cabo Cabinda–Soyo.

Ao longo do evento, as entidades do país reunir-se-ão com os administradores da International Finance Corporation (IFC) responsáveis pelo continente africano, para abordar as operações da instituição em Angola e explorar possíveis iniciativas futuras.

A comitiva angolana é chefiada pelo ministro do Planeamento, Victor Hugo Guilherme, e integra o secretário de Estado para as Finanças e Tesouro, Ottoniel dos Santos, o governador do Banco Nacional de Angola, Tiago Dias, e o director adjunto da Unidade de Gestão da Dívida, Wanilson Rangel.

Os membros da delegação angolana estarão organizados por áreas temáticas e participarão nos vários seminários, mesas-redondas e painéis de discussão.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...