Estamos juntos

Angola entre os países africanos com maior segurança na aviação civil

Angola alcançou 83,14% na auditoria internacional de segurança da aviação civil, ocupando a quarta posição entre os 24 Estados-membros da região africana da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI). O país ficou atrás apenas do Quénia, Ruanda e Tanzânia, posicionando-se entre os mais seguros do continente.

A auditoria, realizada pela OACI entre 16 e 25 de Junho deste ano, colocou Angola acima da média africana de 66,70% e da média global de 72,01%. O resultado confirma que o país superou a meta do Plano Global de Segurança da Aviação, que estabelece 75% de implementação efectiva dos oito elementos críticos avaliados.

Em comparação com a auditoria de 2017, divulgada em 2018, quando Angola obteve 46,85%, o progresso é significativo. Segundo o Ministério dos Transportes, em comunicado divulgado no sábado (23), o desempenho reflecte um reforço efectivo do sistema nacional de supervisão da segurança da aviação.

“As operações aéreas em Angola decorrem hoje em ambiente seguro e alinhado com as práticas internacionais”, refere o comunicado, citado pelo ‘Jornal de Angola’. A avaliação abrangeu todo o sistema nacional de aviação civil, incluindo os aeroportos internacionais “4 de Fevereiro” e “António Agostinho Neto”, que contribuíram para a pontuação alcançada.

De acordo com o ministro dos Transportes, Ricardo Viegas D’Abreu, “este resultado histórico deve ser replicado noutros sectores estratégicos, como o rodoviário, ferroviário, logístico e marítimo”. O governante sublinhou ainda que o feito demonstra que, com compromisso, competência e coesão, é possível atingir metas de alto nível e reforçar a confiança internacional no país.

O comunicado acrescenta que o desempenho agora alcançado reforça a credibilidade externa de Angola, valoriza a Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) e dá continuidade ao trabalho da comunidade aeronáutica nacional. Para passageiros, clientes e utentes, significa mais segurança, maior confiança nas operações e melhores condições de mobilidade aérea a partir de Angola.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...