Estamos juntos

Forte sismo faz mais de 640 mortos e 3 mil feridos na Turquia e na Síria

Forte sismo faz mais de 640 mortos e 3 mil feridos na Turquia e na Síria

Mais de 640 pessoas mortos e cerca de 3 mil feridos e o primeiro balanço de números de vítimas do violento sismo que abalou esta madrugada (04h17) a Turquia. Os abalos, com magnitudes entre os 6 e os 7.8 graus na escala de Richter, cujo epicentro foi o sul da Turquia, sobretudo Malatya, afectou também parte da Síria. Milhares de edifícios ruíram, havendo ainda muitas pessoas soterradas.

A agência de notícias turca Anadolu cita a Agência de Gestão de Desastres da Turquia (AFAD), adiantou o registo de um sismo de magnitude de 7.4 registado às 04h17 horas locais (menos três horas em Luanda), seguido de mais de 40 réplicas, algumas de 6.6 graus, e fala em pelo menos 284 mortos confirmados, 2.323 feridos e centenas de edifícios destruídos, distribuídos por diversas regiões do sul do país, sobretudo em Malatya. A AFAD coloca o epicentro do sismo na região de Pazarcık, província de Kahramanmaras, cerca de 90 quilómetros a norte da fronteira com a Síria.

Entretanto, o Presidente turco, Recep Erdogan, através da rede social Twitter, após ter lamentado a tragédia, afirmou “esperar conseguir ultrapassar esta catástrofe juntos o mais depressa possível e com o mínimo de danos. As nossas equipas de busca e salvamento foram imediatamente enviadas para as áreas afectadas pelo terramoto.”

A agência noticiosa Associated Press (AP) eleva, entretanto, o balanço geral para pelo menos 640 mortos e cerca de 3 mil feridos entre a Turquia e a Síria, referindo informações recolhidas junto de agências e organismos oficiais de ambos os países. A AP acrescenta que o sismo atingiu uma região síria controlada pela oposição ao regime de Bashar al-Assad e onde estarão deslocadas pela guerra civil cerca de quatro milhões de pessoas. Muitas a viverem em habitações sem condições.

Refira-se que o sismo teve o epicentro a norte da cidade de Gaziantep, a cerca de 90 quilómetros da fronteira com a Síria, e foi sentido inclusive no Cairo, a capital do Egito, no Líbano, com vários residentes de Beirute a passar o resto da noite em carros. Em Itália, foi emitido um alerta para possível maremoto na costa leste.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...