Estamos juntos

Aeroporto do Uíge regista aumento de fluxo de passageiros

O Aeroporto Manuel Quarta Punza, localizado nos arredores da cidade do Uíge, registou, durante o ano de 2022, o embarque e desembarque de sete mil 139 passageiros.

Em 2021, o aeroporto registou o movimento de 272 passageiros, tendo embarcado 168 passageiros  e o desembarque de 104, informou à ANGOP, nesta quinta-feira, o director do aeroporto, Alfredo Luemba.

Justificou que o retorno dos voos comerciais da TAAG – Linhas Aéreas de Angola, desde Maio de 2022, na rota Luanda-Uíge-Luanda, aumentou o fluxo de passageiros no aeródromo do Uíge.

O responsável acrescentou que, caso se efective a ligação aérea Uíge-Cabinda-Uíge, prevista para este ano, poderá aumentar ainda mais o movimento de passageiros e as trocas comerciais entre a população das duas regiões do país.

Em relação às obras de contenção de três ravinas de grandes proporções, que estão a progredir em direcção à pista do aeroporto, disse encontrar-se paralisada devido à incapacidade de execução das empresas contratadas.

Em função disso, os trabalhos de estancamento das ravinas ficaram sob a responsabilidade do Governo da Província do Uíge, no âmbito das relações existentes entre as duas instituições.

A ANGOP constatou, igualmente, avaria no sistema de climatização e falta de iluminação nas instalações, devido à vandalização de cabos eléctricos, impedindo a aterragem de voos no período nocturno.

Construído entre 1966 e 1967, o aeroporto, reabilitado em 2014, tem condições de aterrar Boeing 737/700 e todos outros voos com menor dimensão. Possui uma pista de 2.370 metros de comprimento e 45 de largura.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...