Estamos juntos

Venda de diamantes rende a Angola 6.5 milhões de USD

A Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola (Sodiam) arrecadou 6,5 milhões de dólares com a venda de 226 quilates de diamantes, anunciou esta quinta-feira, 28 de Novembro, a companhia estatal.

De acordo com um comunicado da Sodiam, nove pedras especiais de diamantes brutos das Sociedades Mineiras do Lulo, Kaixepa e Sangamina foram licitadas, quarta-feira, em leilão.

As sessões de avaliação decorreram entre segunda e quarta-feira, nas instalações da Sodiam em Luanda, sendo que as licitações foram submetidas por via electrónica, tendo participado no leilão 18 empresas, representando as principais praças e centros diamantíferos mundiais.

Segundo o administrador executivo da Sodiam, José Silva, citado na nota, “este leilão decorre do culminar de um ano negativo para toda a indústria diamantífera mundial, em que os preços continuam com uma tendência descendente devido a uma acentuada quebra na demanda e elevados níveis de stock nas principais praças.”

O responsável sublinhou que as sociedades mineiras angolanas têm optado pela venda de pedras especiais na modalidade de leilões, por forma que possa tirar maior proveito das ofertas competitivas e assim poder fazer face à actual pressão sobre a sua tesouraria.

“Espera-se que para 2025 se comece a registar alguma ligeira recuperação na procura, face às perspectivas de recuperação da economia americana que tem vindo a apresentar nas últimas semanas”, frisou.

Em Outubro, o presidente do conselho de administração da Empresa Nacional de Diamantes de Angola (Endiama), José Ganga Júnior, reiterou que o sector diamantífero angolano continua a atravessar uma crise para comercializar os seus diamantes, havendo uma reserva de mais de três milhões de quilates à espera de “melhores dias”.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...