UE reconhece passos seguros de Angola rumo ao desenvolvimento sustentável
A embaixadora da União Europeia (UE) em Angola, Jeannette Seppen, reconheceu, terça-feira, em Benguela, que Angola está a dar passos seguros rumo ao desenvolvimento sustentável.
Jeannette Seppen, que falava à margem da cerimónia oficial de transferência da Concessão dos Serviços Ferroviários e da Logística de Suporte do Corredor do Lobito, testemunhado pelos Chefes de Estado de Angola, República Democrática do Congo e da Zâmbia, disse que o evento é prova mais que evidente dos passos seguros que o país está a dar, inclusive, na diversificação económica.
“Foi uma cerimónia impressionante. É um momento muito importante para os três países, mas, também, para a União Europeia, já que estamos a caminhar todos juntos”, disse.
A diplomata anunciou a realização, ainda este ano, de um fórum económico entre Angola e a União Europeia, igual ao que aconteceu no ano passado, em Bruxelas. Frisou que se vai organizar o fórum para atrair mais investidores e priorizar o sector privado.
Garantiu que o objectivo é mostrar o potencial existente em Angola e apoiar o empresariado nacional, inclusive, no capital humano.
Jeannette Seppen disse que o investimento conjunto se vai reflectir na melhoria das condições de vida das populações. A diplomata reconheceu a grandeza do investimento e desejou que tudo corra muito bem.
Para Jeannette Seppen, o Corredor do Lobito, na província de Benguela, já está a dar oportunidades, assegurando que a União Europeia vai continuar a apoiar iniciativas que, de certeza, contribuem para o desenvolvimento do potencial económico e do capital humano existente.
Jeannette Seppen reconheceu que Angola está a dar prioridade no processo de diversificar a economia, à semelhança da programação da União Europeia.