Estamos juntos

Tunísia e Botswana no top 5 dos países com moedas fortes de África em Maio

Numa lista das dez moedas mais fortes de África, segundo uma publicação divulgada pelo Business Insider Africa, o dinar tunisino, foi em Maio, a moeda mais forte de todas de África, com um valor de cerca de 2,95 TND por dólar americano. A força da Tunísia é atribuída às suas regras cambiais rigorosamente geridas e ao seu ambiente económico relativamente estável. A moeda deste país, juntamente com as da Líbia, Marrocos e Botswana, tem sido tipicamente robusta na história recente.

De acordo  com a  Revista Economia & Mercado, além da Tunísia e Botsuana, integram o top 5 das moedas mais fortes de África, o Dinar líbio, como a segunda moeda mais forte (5,43 LYD por dólar), seguido da moeda marroquina o dirham com 9,17 DH por dólar, e depois o cedi do Gana com 13,20 ₵ por dólar.

Entretanto, numa lista mais extensiva, as moedas da Namíbia, Lesotho e África do Sul aparecem a ocupar as últimas posições do grupo dez das mais fortes de África.

A força da moeda é frequentemente vista como um indicador de estabilidade económica e gestão fiscal prudente.

Muitos países africanos dependem fortemente das importações de bens essenciais, como combustível, maquinaria, produtos farmacêuticos e até mesmo alimentos. Neste sentido, uma moeda fraca significa que estas importações se tornam significativamente mais caras, agravando a inflação e corroendo o poder de compra dos cidadãos.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...