Estamos juntos

Texto preliminar do acordo final da COP28 é brando com a eliminação dos combustíveis fósseis

O rascunho do texto do acordo final da COP28 inclui três opções para lidar com combustíveis fósseis. A primeira é “uma eliminação ordenada e justa”. No jargão da ONU, sugere que as nações ricas com uma longa história de queima de combustíveis fósseis iriam eliminá-las mais rapidamente do que outras. A segundo apela à “aceleração dos esforços no sentido da eliminação progressiva dos combustíveis fósseis”. A terceira é evitar qualquer menção à eliminação progressiva.

Os Estados Unidos, os 27 países da União Europeia e os pequenos estados insulares vulneráveis ao clima estão a pressionar para que haja uma eliminação progressiva dos combustíveis fósseis de forma a impulsionar as profundas reduções das emissões de CO2 que os cientistas consideram necessárias nesta década.

Mesmo assim, nenhum dos principais países produtores de petróleo e gás do mundo tem planos de interromper a perfuração desses combustíveis, de acordo com o Net Zero Tracker, um consórcio de dados independente que inclui a Universidade de Oxford.

Grandes produtores, incluindo a Arábia Saudita e a Rússia, resistiram às propostas anteriores de eliminação progressiva. O ministro da Energia da Arábia Saudita, príncipe Abdulaziz bin Salman, disse à Bloomberg TV que o seu país não concordaria com um acordo que exige a redução progressiva dos combustíveis fósseis.

David Waskow, director da iniciativa climática internacional do World Resources Institute, disse não acreditar que um resultado da COP28 fosse possível sem um mandato claro para abandonar a dependência global do petróleo, gás e carvão. “Não creio que sairemos de Dubai sem uma linguagem clara e uma direção clara sobre o abandono dos combustíveis fósseis”, acrescentou.

O texto preliminar também inclui linguagem que apela à ampliação da tecnologia de captura de carbono, o que provavelmente provocará resistência de alguns países preocupados com o uso de tais tecnologias nascentes para justificar o uso contínuo de combustíveis fósseis.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...